Qual a importância de aprender um novo idioma na infância?

Aprender um novo idioma quando se é ainda criança é uma ótima forma de incentivar o desenvolvimento linguístico e ampliar o conhecimento ligado a diferentes culturas, relacionadas a cada língua escolhida.

A facilidade de aprendizado, somada à agilidade na aquisição de novos fonemas e à curiosidade natural da infância tornam o processo prazeroso e determinante para o futuro profissional dos pequenos. Especialmente quando se opta pela melhor escola, com excelência em línguas estrangeiras.

Quer conhecer mais motivos para incentivar seu filho a aprender um novo idioma? Então, entenda a importância dessa atitude nos tópicos a seguir.

Contato com outras culturas

O aprendizado de um novo idioma envolve a aquisição de um vocabulário distinto. Com isso, somam-se todas as palavras relacionadas a fatos e elementos específicos de uma cultura diferente daquela na qual a criança nasce e se desenvolve.

Estudar inglês, por exemplo, faz com que os alunos saibam mais sobre datas festivas com as quais têm menos contato no Brasil, como Halloween e St. Patrick’s Day  o Dia de São Patrício, tradicional em toda a Irlanda.

Comidas típicas, alimentos, aspectos da paisagem e até verbos para os quais é difícil encontrar uma tradução literal no idioma materno dão às crianças uma dimensão cultural muito mais rica.

Aumento da inteligência cognitiva

Além dos aspectos naturalmente relacionados a aprender um novo idioma, como fala, escrita, audição e leitura, a prática desenvolve funções cognitivas que facilitam o aprendizado, também, nas demais disciplinas da escola.

Com melhora da criatividade, memória e raciocínio, não somente as aulas de línguas se tornam mais simples, como também a resolução de exercícios de matemática e a concentração nos estudos.

Aprendizado mais rápido

Na infância, especialmente entre a faixa etária de 2 a 5 anos, tudo o que se tem a aprender vem de modo mais fluido, devido ao fato de o organismo e a inteligência estarem em desenvolvimento.

Crianças que são mais estimuladas desde cedo, em contato com novos idiomas, tendem a ser alfabetizadas de forma rápida e a encontrarem menos dificuldades nas próximas etapas da expansão de seus conhecimentos.

Sucesso para o futuro acadêmico e profissional

Independentemente das escolhas feitas por seus filhos, há algumas ações que podem ajudá-los a ter mais sucesso, tanto em seu caminho de estudos quanto na carreira. Aprender um novo idioma na infância ajuda a ter fluência nele, na fase adulta, o que é muito bem avaliado por recrutadores em todas as áreas do mercado.

Já no âmbito acadêmico, o conhecimento de línguas diferentes auxilia desde o início na escolha de uma instituição de ensino e na aprovação no vestibular. Hoje, ter um bom resultado nas questões de inglês, por exemplo, pode ser determinante para obter os pontos de diferença necessários a uma aprovação no curso dos sonhos.

Essas são apenas algumas das razões que explicam a importância de aprender um novo idioma na infância, mas elas já demonstram quanta diferença essa atitude pode operar na vida das crianças, certo? Não somente no desenvolvimento profissional, como também no pessoal e no cultural. Com isso em mente, converse com seu filho e escolham, juntos, um idioma para dar início às etapas lúdicas de seu aprendizado.

Gostou de nosso artigo e quer acompanhar mais conteúdos relacionados à educação? Então, siga nosso perfil no Facebook e no Instagram!