5 dicas importantíssimas para ter um excelente ano de estudos!

Muitas vezes, o início do ano letivo pode ser sinônimo de animação, seja por rever os amigos, seja por estrear o novo material escolar. Por outro lado, alguns alunos podem ter dificuldade em retomar as atividades, já que estão acostumados ao ritmo de férias. Mas esse é o melhor momento para se organizar e ter um excelente ano de estudos.

Com o recomeço das aulas, as preocupações com os processos seletivos voltam a assombrar a cabeça dos estudantes. Então, para diminuir a ansiedade, trazer mais confiança e garantir uma vaga na sua faculdade dos sonhos, é preciso se concentrar desde já.

Quer saber como ter um excelente ano de estudos? Continue a leitura deste post e veja as 5 dicas que separamos para você. Confira!

1. Defina metas

O primeiro passo para garantir o sucesso nos estudos é definir metas diárias. Você deve enxergá-las como pequenas vitórias com a finalidade de alcançar algo maior. Lembre-se de estabelecer metas específicas, como aprender classes gramaticais, ler o capítulo 1 do livro de geografia ou resolver os 5 primeiros exercícios da apostila de matemática em uma hora.

Para se manter motivado e persistente, determine uma recompensa para quando terminar cada meta, como ligar para um amigo ou mexer por 5 minutos nas redes sociais.

2. Faça um cronograma de estudos

Após determinar suas metas, é importante montar um cronograma para orientar seus estudos. Faça uma tabela dividida de segunda a domingo e preencha os horários das aulas, atividades extras, estudo e descanso. É importante seguir uma rotina para que estudar fora da sala de aula se torne um hábito.

A distribuição das tarefas pode ser realizada no início de cada semana, respeitando a demanda do colégio, dessa forma, é mais fácil manter o conteúdo das matérias em dia. Também é fundamental separar um tempo maior para se dedicar àquela disciplina que tem mais dificuldade, assim, você terá um melhor desempenho nesses assuntos.

3. Mantenha o ambiente de estudo organizado

Mais uma dica para ter um excelente ano de estudos é manter o ambiente de aprendizagem organizado. Quando você deixa o seu espaço arrumado, evita-se a perda de tempo para procurar os materiais, agilizando o aprendizado e diminuindo a procrastinação.

Além da organização, é importante ter um bom local para estudar, longe da televisão, com pouca circulação de pessoas, com temperatura agradável e arejado. Talvez você não saiba, mas até a luminosidade pode atrapalhar o seu rendimento, por isso, escolha um ambiente bem iluminado para reduzir a sensação de sono.

4. Saiba equilibrar vida social e os estudos

Se você está achando que para se sair bem nos exames é preciso ficar 24 horas estudando, está enganado. O cansaço físico e mental pode atrapalhar o seu rendimento e reduzir a absorção dos conteúdos pelo cérebro.

Descansar, praticar atividades físicas e sair com os amigos também são atitudes importantes para contribuir para um bom ano de estudos. Esses momentos de distração são fundamentais para diminuir o estresse e a tensão, além de proporcionar um maior frescor para volta às tarefas estudantis.

5. Invista em tecnologia

Frequentemente, a tecnologia está associada à distração na hora dos estudos, mas se utilizada corretamente, pode ser uma grande aliada. Na internet, estão disponíveis diversos conteúdos e exercícios, incluindo resoluções de provas de vestibulares.

Também existe uma grande variedade de aplicativos abordando matérias específicas, como biologia, português e inglês. Além disso, o aluno pode utilizar a internet para se manter atualizado com as notícias do dia a dia.

Já as redes sociais, consideradas as grandes vilãs, podem ser utilizadas como um meio de discussões e desenvolvimento de habilidades de comunicação e escrita. Mas fique atento para não cair na tentação e desperdiçar o seu tempo de aprendizagem.

Depois de ler o nosso post, fica fácil ter um excelente ano de estudos, não é mesmo? Se você já adota alguma dessas dicas ou tem alguma outra ideia, compartilhe com a gente nos comentários!