4 dicas para montar um planejamento de estudos eficiente

Você quer aprender mais e melhorar o seu desempenho no colégio? Então, não subestime a importância de montar um planejamento de estudos organizado, adaptado à sua disponibilidade e aos seus objetivos!

Nesse momento de gerenciar a rotina, muitos estudantes erram ao dar atenção à realização de exercícios e ao treinamento somente das disciplinas de que gostam. Adoram história, por exemplo, mas fogem só de ouvir falar sobre física. Com isso, não obtêm bons resultados.

Quem procura uma evolução real, assim, deve ir além. Quer fazer um planejamento mais organizado, melhorar seu aprendizado e conquistar notas boas, além de resultados para o futuro, no vestibular? Então, leia algumas de nossas dicas abaixo!

1. Crie um cronograma

Antes de começar a gerenciar seu plano de estudos, faça uma tabela ou um esquema visual em que consiga colocar todas as atividades que tem para realizar durante a semana. Faça isso tanto com aquelas de natureza escolar quanto com aquelas que nada têm a ver com conhecimento.

Dá para incluir as aulas de natação, música e até outros compromissos regulares, como visitas a um centro religioso. Além disso, observe em quais dias da semana, no colégio, são estudadas cada uma das disciplinas.

A partir dessas informações, organize, nos períodos livres, os seus estudos. Considere o tempo necessário para leitura e resolução de exercícios em um cronograma realista, o qual seja possível seguir em longo prazo.

2. Dê prioridade às matérias em que tem mais dificuldade

Torceu o nariz ao ler essa dica? Não veja as coisas dessa forma! Focar nas disciplinas em que você percebe ter mais limitações é uma forma de aperfeiçoar e de treinar, com maior tempo de dedicação, algo que ainda pode ser desenvolvido.

Quando não se tem uma afinidade natural com o tema, só se aprende ao fixá-lo e reforçá-lo, com bastante disciplina.

3. Pratique muitos exercícios

Além de ler sobre cada uma das matérias, assistir a vídeos explicativos e prestar atenção às aulas, a melhor forma de garantir que você aprendeu é colocando os ensinamentos em prática.

Sabe aquele novo tema de matemática que parece muito fácil? Só se pode ter certeza após conseguir solucionar uma quantidade de problemas sem entrar em desespero. Essa dica sobre planejamento de estudos também se aplica ao treinamento de redação.

Ler sobre atualidades e conhecer as melhores técnicas de escrita é fundamental. O texto, entretanto, só se aperfeiçoa com a aplicação repetida.

4. Anote suas dúvidas e leve-as a seus professores

Se estiver praticando em casa ou em um local de estudos adequado e surgir algum questionamento que você não consiga solucionar com leituras ou pesquisas, não o deixe passar de forma despercebida.

Tem vergonha de perguntar as coisas em sala de aula? Pois coloque-a de lado! Também é válido esperar um momento mais reservado para conversar com o professor e esclarecer suas questões. Às vezes, algo que parece superficial é imprescindível para a assimilação de toda a matéria.

Um planejamento de estudos, por fim, é a melhor forma de estar pronto para o futuro e manter seus conhecimentos bem afiados, o que evita dificuldades durante a realização de provas ou mesmo de tarefas simples em sala de aula. Quem consegue manter uma rotina organizada e seguir essas dicas, além disso, aumenta suas chances de ter êxito na preparação para o vestibular.

Gostou de nossas dicas e quer ampliar ainda mais sua capacidade? Então, conheça 7 técnicas de memorização para melhorar seus estudos!